ACI - Associação Comercial e Industrial de Brodowski-SP
Associação Comercial e
Industrial de Brodowski


(16) 3664-4899 | acibrodowski@acibrodowski.com.br
Home Institucional Associe-se Notícias Eventos Benefícios Currículos Contato

Notícias:


Empreendedorismo e mente saudável: 10 dicas rumo ao sucesso
28/03/2024




Natal de Prêmios ACI
20/11/2023




Crescimento do PIB acima do esperado beneficia empreendedorismo
04/09/2023




A importância da Automação Comercial para o seu negócio
20/01/2023




PRONAMPE: Programa atende 99% das empresas do país
26/10/2022




Mercado mostra maior interesse de jovens na criação do próprio negócio
20/09/2022




Empreendedorismo e governança corporativa: a nova era da governança “by heart”
26/07/2022




Anitta vai dar aulas de empreendedorismo e marketing em universidade
12/05/2022




Cresce interesse por programas de TV sobre empreendedorismo
12/04/2022




Coisas que você pode fazer para se tornar um empreendedor melhor
07/03/2022




As principais tendências para empreendedores em 2022, segundo o Sebrae
26/01/2022




Programa vai investir quase R$ 100 milhões para incentivar o empreendedorismo inovador
23/11/2021




Estas são as cinco características dos empreendedores de sucesso
27/09/2021




74% das empresas mudaram os planos de retorno ao trabalho presencial
17/08/2021




Jovens com até 30 anos querem ser empreendedores
24/06/2021




Conheça os melhores livros de empreendedorismo para você que quer começar um negócio em 2021
27/01/2021




Horários sugestivos para abertura de final de ano
02/12/2020




Dicas para manter a excelência no atendimento físico ao cliente em tempos de pandemia
05/11/2020




Pesquisa do Sebrae aponta crescimento por cursos e capacitações
15/07/2020




Desemprego deve cair mais em 2020
26/02/2020




5 tendências em empreendedorismo para 2020
06/01/2020




Sugestão de abertura do comércio para o final de ano 2019
12/12/2019




Empreendedorismo: o desafio de cuidar de mais de um negócio
15/10/2019




Como ser um empreendedor de sucesso?
28/08/2019




Empreendedorismo cresce acima de emprego e ocupação
17/07/2019




Quem são os empreendedores que mais faturam e empregam: a terceira idade
11/06/2019




Profissionais com mais de 50 anos apostam no empreendedorismo
09/05/2019




Projeções mostram que 2019 será o ano do empreendedor
03/04/2019




Constância: o segredo para o sucesso
19/02/2019




Parem de gourmetizar o empreendedorismo
21/01/2019




Sugestão de abertura do comércio para o final de ano 2018
29/11/2018




Pirelli, Natura e Embraer abrem inscrições para programa de estágio
23/10/2018




Sebrae lidera mobilização nacional em torno da Semana Global do Empreendedorismo
24/09/2018




Agenda sugere que empreendedorismo seja pauta dos presidenciáveis
31/08/2018




Facebook ou Google? O que é melhor para o seu negócio?
11/08/2018




Empreender através do sistema de franquias ou por conta própria?
30/07/2018




Empreendedorismo de impacto social cresce no Brasil
19/07/2018




Nova surpresa do BC? Copom anuncia nova taxa de juros
10/06/2018




Mercado chinês vai acelerar a educação de empreendedorismo e negócios no Brasil
17/05/2018




Estratégia é fundamental para o empreendedorismo
02/05/2018




Como vender mais em seu bairro ou em sua cidade utilizando a internet?
26/04/2018




3 opções de negócios para abrir em casa.
26/04/2018




Microempresa, empresa de pequeno porte e MEI: quais as diferenças?
28/02/2018




Agência Venkus, inaugurada em Brodowski, se destaca em suas estratégias de mercado.
19/02/2018




Facebook ou Google? O que é melhor para o seu negócio?
04/07/2017




Organização e Motivação estão diretamente relacionadas!
12/06/2017




Habilidades competidoras dos empreendedores
02/06/2017




Confiança do comércio sobre 3,6 pontos segundo FGV
10/02/2017




Quer abrir sua empresa em 2017? Especialistas dão 5 dicas
23/01/2017




10 máquinas para abrir um negócio em casa a partir de 630 reais
11/01/2017




Parem de gourmetizar o empreendedorismo
21/01/2019



Esses dias passando pelo feed do LinkedIn, encontrei o post de um amigo e fundador de um projeto de imenso sucesso, e isso me chamou muita atenção. Na realidade, o ponto de atenção estava na imagem, que era ele palestrando em uma sala de aula – até ai tudo bem, acho extraordinário levar bons exemplos e referências do mercado para adolescentes que ainda especulam seus sonhos – mas o principal estava na mensagem, na qual ele contava que tinha ido conscientizar os jovens do ensino médio sobre a importância de empreender. 

Na era do excesso de informação, do status, do ser, em que o “importante” é o número de seguidores nas mídias socias, like nos posts, o cargo no cartão de visitas, no LinkedIn, o stories sequencial de uma agenda tomada de reuniões intercaladas por foto de café e macbook e mensagens motivacionais, estamos criando um estereótipo muito distorcido do sucesso. Pior que isso: estamos atribuindo ao empreendedorismo o caminho para isso. 

Ser “founder and CEO” é a bola da vez, não precisa ter nem um CNPJ, mas no Linkedin o sujeito já se afirma um fundador e presidente de um projeto mirabolante. Pior ainda aqueles casos das centenas de cursos e palestras a venda sobre lições de empreendedorismo e receitas do sucesso, com uma pequena ressalva, nunca vejo nesses “professores” e “mentores” o principal: uma bagagem real de uma jornada empreendedora – não necessariamente de sucesso, porque o empreendedorismo da vida real, na minha opinião, é essa jornada dura, ácida, corrosiva de embarcar em um sonho, acreditar e dar duro por um projeto, passar perrengue financeiro, lidar com gestão de pessoas, pivotar dia e noite seus projetos, ver o mercado describilizar seu sonho, tomar doses diárias de verdade e resertar e fortalecer sua resiliência. E não necessariamente vender sua startup unicórnio no final do dia para algum fundo chinês. 

E, na realidade, está aí o meu incomodo. A versão gourmet e que é vendida do empreendedorismo não é real. Meu desconforto vem da injustiça do caminho rápido e quase único possível para o sucesso. As mídias sociais só contam o sucesso, reforçam esse conceito, então as histórias de fracasso, que, infelizmente, representam a grande maioria, são varridas para debaixo do tapete. E então apresentamos as novas gerações, que já nascem tomadas por uma carga imensa de ansiedade, esse caminho do glamour, dinheiro e poder do empreendedorismo.

Sou empreendedora e quero ter muito mais amigos e colegas nessa jornada, não quero desmotivar ninguém, pelo contrário, só quero que possamos desconstruir a ideia do glamour irreal de empreender e entender que existem muitos outros caminhos para o sucesso.

O drive, na realidade, não deve ser criar sua empresa, e sim esse conjunto de ações, motivações e sonhos que compõe nosso real propósito, e está tudo bem se o seu sucesso for ser funcionário público, ou levar uma jornada intensa em uma consultoria americana, ser um esportista profissional ou ser mãe, no final das contas, sucesso é isso, é realização, e empreender deveria ser nossa coragem de assumir, encarar e viver nossas próprias jornadas. Aí sim, vamos juntos empreender.


 ACI - Associação Comercial e Industrial de Brodowski-SP


Associação Comercial e
Industrial de Brodowski




(16) 3664-4899 | acibrodowski@acibrodowski.com.br

Rua Marechal Deodoro, 41 - Centro - Brodowski-SP
Desenvolvido por       VENKUS - Consultoria & Desenvolvimento