ACI - Associação Comercial e Industrial de Brodowski-SP
Associação Comercial e
Industrial de Brodowski


(16) 3664-4899 | acibrodowski@acibrodowski.com.br
Home Institucional Associe-se Notícias Eventos Benefícios Currículos Contato

Notícias:


Empreendedorismo e mente saudável: 10 dicas rumo ao sucesso
28/03/2024




Natal de Prêmios ACI
20/11/2023




Crescimento do PIB acima do esperado beneficia empreendedorismo
04/09/2023




A importância da Automação Comercial para o seu negócio
20/01/2023




PRONAMPE: Programa atende 99% das empresas do país
26/10/2022




Mercado mostra maior interesse de jovens na criação do próprio negócio
20/09/2022




Empreendedorismo e governança corporativa: a nova era da governança “by heart”
26/07/2022




Anitta vai dar aulas de empreendedorismo e marketing em universidade
12/05/2022




Cresce interesse por programas de TV sobre empreendedorismo
12/04/2022




Coisas que você pode fazer para se tornar um empreendedor melhor
07/03/2022




As principais tendências para empreendedores em 2022, segundo o Sebrae
26/01/2022




Programa vai investir quase R$ 100 milhões para incentivar o empreendedorismo inovador
23/11/2021




Estas são as cinco características dos empreendedores de sucesso
27/09/2021




74% das empresas mudaram os planos de retorno ao trabalho presencial
17/08/2021




Jovens com até 30 anos querem ser empreendedores
24/06/2021




Conheça os melhores livros de empreendedorismo para você que quer começar um negócio em 2021
27/01/2021




Horários sugestivos para abertura de final de ano
02/12/2020




Dicas para manter a excelência no atendimento físico ao cliente em tempos de pandemia
05/11/2020




Pesquisa do Sebrae aponta crescimento por cursos e capacitações
15/07/2020




Desemprego deve cair mais em 2020
26/02/2020




5 tendências em empreendedorismo para 2020
06/01/2020




Sugestão de abertura do comércio para o final de ano 2019
12/12/2019




Empreendedorismo: o desafio de cuidar de mais de um negócio
15/10/2019




Como ser um empreendedor de sucesso?
28/08/2019




Empreendedorismo cresce acima de emprego e ocupação
17/07/2019




Quem são os empreendedores que mais faturam e empregam: a terceira idade
11/06/2019




Profissionais com mais de 50 anos apostam no empreendedorismo
09/05/2019




Projeções mostram que 2019 será o ano do empreendedor
03/04/2019




Constância: o segredo para o sucesso
19/02/2019




Parem de gourmetizar o empreendedorismo
21/01/2019




Sugestão de abertura do comércio para o final de ano 2018
29/11/2018




Pirelli, Natura e Embraer abrem inscrições para programa de estágio
23/10/2018




Sebrae lidera mobilização nacional em torno da Semana Global do Empreendedorismo
24/09/2018




Agenda sugere que empreendedorismo seja pauta dos presidenciáveis
31/08/2018




Facebook ou Google? O que é melhor para o seu negócio?
11/08/2018




Empreender através do sistema de franquias ou por conta própria?
30/07/2018




Empreendedorismo de impacto social cresce no Brasil
19/07/2018




Nova surpresa do BC? Copom anuncia nova taxa de juros
10/06/2018




Mercado chinês vai acelerar a educação de empreendedorismo e negócios no Brasil
17/05/2018




Estratégia é fundamental para o empreendedorismo
02/05/2018




Como vender mais em seu bairro ou em sua cidade utilizando a internet?
26/04/2018




3 opções de negócios para abrir em casa.
26/04/2018




Microempresa, empresa de pequeno porte e MEI: quais as diferenças?
28/02/2018




Agência Venkus, inaugurada em Brodowski, se destaca em suas estratégias de mercado.
19/02/2018




Facebook ou Google? O que é melhor para o seu negócio?
04/07/2017




Organização e Motivação estão diretamente relacionadas!
12/06/2017




Habilidades competidoras dos empreendedores
02/06/2017




Confiança do comércio sobre 3,6 pontos segundo FGV
10/02/2017




Quer abrir sua empresa em 2017? Especialistas dão 5 dicas
23/01/2017




10 máquinas para abrir um negócio em casa a partir de 630 reais
11/01/2017




Empreendedorismo: o desafio de cuidar de mais de um negócio
15/10/2019



Se administrar uma empresa já é uma tarefa complicada, imagine várias? Mesmo com todo o desafio da administração no setor de franchising, o movimento dos franqueados que gerem mais de uma unidade continua a se aprofundar.

Em 2019, o volume de redes que têm este modelo atingiu 82%, contra 74,5% em 2018, de acordo com a pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (AB7). Segundo a pesquisa, a participação das unidades administradas por multifranqueados é de 32%.

Denis Santini, sócio-diretor do grupo MD, especializado em comunicação de franquias, relata que o crescimento interno das redes se intensificou com a crise econômica: as franqueadoras voltam suas energias para o fortalecimento dos seus atuais parceiros. Este fenômeno aconteceu nos Estados Unidos , onde grupos de multifranqueados faturam milhões — 55% dos franqueados têm mais de uma unidade de franquia.

— Com mais de uma operação, o franqueado consegue ter mais economia em escala. Se os negócios iam bem com apenas uma operação, agora, em momento de desaquecimento, ele precisa ter mais de uma para conseguir o mesmo resultado — afirma ele.

Fabiana Estrela, diretora de capacitação da ABF, lembra que, para crescer, o franqueado precisa se preparar pois, com mais de uma unidade, é obrigado a ter grande retaguarda em questões financeira, de gestão de pessoas e de marketing, por exemplo. O planejamento financeiro também não pode ser esquecido.

— Muitas vezes, ele abre a primeira franquia com o dinheiro de uma rescisão trabalhista ou continua trabalhando no emprego formal até que o negócio ganhe corpo. Quando vai para a segunda, não tem mais este “plano B”, não há fluxo de caixa . Há muitos casos de franqueados que iam bem com uma unidade e, quando decidiram abrir duas ou três, acabaram quebrando. É um processo que deve ser feito com muito cuidado, tanto pelo franqueador quanto pela franquia.

Ser “multi” não é para todo mundo. O empresário precisa desenvolver diversas competências e passa a ser mais um gestor do que um operador da rede.

O operador ou “barriga no balcão” , aquele empresário totalmente dedicado a uma unidade, não funciona para quem quer ter mais de um negócio, explica Mauro Nomura — CEO do Grupo Nomura, que é formado por mais de 29 unidades das marcas Adidas, Arezzo, Schutz e Saltô em três estados, e que tem um faturamento de R$ 170 milhões.

— Ele só tem um umbigo e mais de um negócio — brinca ele, que completa:

— Por este motivo, é preciso ter um perfil mais gestor e profissional. E com a ajuda da tecnologi a para monitorar o desempenho de cada loja — afirma.

O perfil centralizador também não tem bom desempenho neste modelo, diz Alberto Oyama, diretor de multifranqueados da ABF.

— Se ele não conseguir delegar , na terceira unidade não vai funcionar. O franqueado precisa montar três times muito bons, com profissionais preparados para gerenciar o negócio —lembra ele.

De acordo com o levantamento da ABF, 40% das redes têm franqueados multimarc a (que gerem mais de uma unidade de mais de uma marca), sendo que a maioria trabalha com duas a quatro marcas.

No caso de Oyama, são quatro marcas de diferentes segmentos (L'Occitane, Mr. Cat, Açaí Concept e Escola de Formação de Vendedores). Ele buscou diversificar os segmentos para não ficar dependente da volatilidade de cada setor.

— Quem tem unidades de marcas diferentes acaba com mais opções para driblar momentos de crise —acredita ele, que participou ao lado de Nomura e de Santini de um painel sobre multifranqueados na convenção da empresa Rockfeller, que aconteceu em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Os próximos anos prometem ser desafiadores para o professor de inglês Rodrigo Fernandes. Franqueado de três escolas da rede de idiomas Rockfeller, na Grande Florianópolis, nos próximos anos ele pretende abrir mais três unidades.

No momento, sua rotina semanal é ficar três dias na sede e um dia em cada loja. Com mais unidades, ele sabe que não conseguirá seguir tão presente.

— Na primeira escola, você fica mais focado no dia a dia da operação e se envolve muito de perto com problemas pontuais. Com mais operações, seu foco é mais o planejamento e o acompanhamento dos dados — afirma Rodrigo.

Na visão do sócio franqueador da Rockfeller, André Belz, os multifranqueados ajudam a profissionalizar mais o negócio.

— São pessoas que têm uma visão mais ampla do negócio por precisar estar a par de assuntos como finanças, estoque e gestão de pessoas. E este conhecimento ajuda a rede como um todo, pois processos e novas ideias podem ser compartilhados com os outros franqueados —diz.

Com 15 anos, a rede de idiomas vai fechar 2019 com 70 escolas espalhadas pelo Brasil, a maioria no Sul do país. Atualmente são sete multifranqueados.


 ACI - Associação Comercial e Industrial de Brodowski-SP


Associação Comercial e
Industrial de Brodowski




(16) 3664-4899 | acibrodowski@acibrodowski.com.br

Rua Marechal Deodoro, 41 - Centro - Brodowski-SP
Desenvolvido por       VENKUS - Consultoria & Desenvolvimento